10 atitudes que você PRECISA deixar de ter





Listas e mais listas na internet sobre o que fazer ou não fazer para ser feliz. Sim, cada um tenta ajudar da forma que pode, expondo aquilo que faz bem a ele mesmo, e que acredita que faria bem a você também. A lista abaixo não é muito diferente, mas o que posso acrescentar é que são 10 atitudes comuns que percebi nos últimos 10 anos em mais de 1.100 pessoas analisadas, e que se você as tem, provavelmente estão destruindo a sua qualidade de vida. Não veja essa lista como uma fórmula para ser feliz, pois essas fórmulas não existem. Veja apenas como uma sugestão de hábitos destrutivos que você pode começar a eliminar para viver bem e melhor.


1 – FUGIR DOS SEUS PROBLEMAS

Encare os desafios da vida
Não estou dizendo para você resolver todos os seus problemas, ou para não ter problemas na sua vida, estou AFIRMANDO que você NÃO deve fugir deles toda hora. Sim, a vida surpreende sempre, ela bate forte, machuca, derruba e não vai tolerar as suas fraquezas. Você não nasceu sabendo resolver tudo, então não se culpe por ter dúvidas, por ter problemas. Apenas encare-os! Lute! Busque alternativas, mas não se esconda deles para sempre, pois eles podem crescer, expandir a complexidade e incomodar muito depois. Você pode não sair ileso de um problema, mas poderá sair vencedor quando resolver enfrentá-lo.


2 – QUERER SER ALGUÉM QUE VOCÊ NÃO É

Não viva a vida de outra pessoa!
Se eu pudesse dar somente um conselho para você ser feliz, este seria: busque sempre a sua identidade e encontre-se. Embora precisemos nos moldar para viver bem socialmente, isso não significa que você deve viver a vida de outra pessoa. Muitas pessoas passam a vida inteira querendo ser alguém que possui qualidades que elas valorizam e desejam. Entenda, espelhar-se em quem você admira é uma coisa, viver para ser como outra pessoa é outra. Sempre vai existir alguém melhor, mais bonito, e mais inteligente do que você. Então descubra-se! Seja sempre você você, mude apenas hábitos e pensamentos.


3 – APEGAR-SE AO PASSADO

Você tem que colocar o seu passado atrás de você!
Use o passado apenas como fonte de consulta para duas coisas, ou se espelhar em algo bom e fazer igual ou melhor no PRESENTE, ou evitar repetir os erros do passado, mas perceba, eu disse para usar o passado como FONTE DE CONSULTA, e não livro de cabeceira. Se você continuar vivendo no passado, apegado a lembranças e traumas, suas dores emocionais permanecerão ao mesmo tempo em que o apego aumenta, já que dificilmente há espaço na sua mente para novas interpretações de sentimento. Sua vida está no presente. Viva o agora!


4 – BUSCAR A FELICIDADE EM OUTRAS PESSOAS

Não dependa de outras pessoas para ser feliz!
Não importa quantos amigos você diz ter, não importa com quem esteja tendo um relacionamento amoroso, a alegria que essas pessoas podem trazer a você é apenas uma parcela da felicidade que você precisa sentir. Não dependa das ações de outras pessoas para sentir-se feliz. A felicidade está em como você vê a vida. Somente quando você tem estabilidade emocional e valoriza-se em primeiro lugar é que a alegria que outras pessoas proporcionam passa a fazer parte de você permanentemente. A felicidade está em você!


5 – FICAR PENSANDO A TODO O MOMENTO QUE VOCÊ NÃO ESTÁ PRONTO

Comece a ter mais atitude e menos indecisões!
A verdade é que você realmente nunca está totalmente pronto, e ficar remoendo isso antes de tomar alguma decisão é inútil. É bem provável que esta seja a sua primeira vez vivendo (mesmo que você acredite em vidas passadas, não importa, é a sua primeira vez sendo o que é, vivendo no agora), então não queira estar pronto para tudo, porque você não está. Aceite isso e não espere estar 100% pronto para agir. Busque sempre o máximo de qualidade, mas não fique paralisado por achar que nunca é a hora de fazer algo.



6 – ENVOLVER-SE EM RELACIONAMENTOS AMOROSOS PELAS RAZÕES ERRADAS

Você sabe que não deveria estar fazendo isso!
Ou você aprende a se relacionar (e a maioria das pessoas, infelizmente comete muitos erros aqui) ou vai ter uma vida de altos e baixos emocionais desgastantes e desnecessários. Na dúvida fique só (e saiba ficar só). Esta é uma regra que previne muitos aborrecimentos. As pessoas hoje em dia não sabem mais trabalhar com o tempo, agem por impulso e querem fazer tudo às pressas. Para se relacionar bem é preciso ter noção de maturação (pesquise sobre isso). Cabe ressaltar que relacionamento não é apenas aquele que se perfaz em namoro ou casamento, cada vez que você vai pra balada e beija alguém você está se relacionando amorosamente. A pergunta que fica é, isso está servido de alguma coisa na sua vida?


7 – SENTIR PENA DE SI MESMO

É normal ficar mal às vezes.
Hoje você está mal, amanhã pode ser o seu dia! Essa é a ideia. Você inevitavelmente fracassará em algo algum dia. Você não pode ser bom em tudo, e na medida em que for vivendo vai perder, vai sofrer, vai errar. Não fuja desses sentimentos, sinta-os, mas não tenha pena de si mesmo. Cada vez que você cair é uma oportunidade nova para erguer-se novamente. Pense nisso!


8 – TENTAR ALCANÇAR A PERFEIÇÃO

Faça bem feito apenas e tente sempre melhorar!
Se perfeição é 100%, saiba que A GRANDE MAIORIA DAS PESSOAS não consegue ou não pode perceber nem 70% dela. E mesmo que pudesse, você não conseguiria chegar a este nível. Quer um segredo, as pessoas valorizam quem consegue fazer algo e não quem tenta fazer tudo perfeito. Faça bem feito apenas!


9 – PERDER SEU TEMPO COM AS PESSOAS ERRADAS

As pessoas vão surpreender você negativamente.
A vida é curta, muito curta. Perder seu tempo dando valor ou querendo ajudar pessoas que consomem todas as suas energias não vale a pena. Mas como saber quem são as pessoas certas? Vou dar umas dicas, elas perguntam como foi o seu dia, estão ao seu lado quando você está doente e não pode sair, elas passam boas energias e fazem você sentir-se bem só por estar ao lado delas, elas gostam de ir criando um espaço na sua vida, elas se importam com o ser humano que você é, e não apenas com o próprio umbigo.


10 – AGIR COMO SE TUDO ESTIVESSE BEM QUANDO NA VERDADE NÃO ESTÁ

Em algum momento você pode desabar!
Ah eu não ligo! Não me importo! Eu estou bem! Não cometa o erro de fingir ser sempre o mais forte. Se for preciso chore, grite! Desde que seja por um breve momento, é perfeitamente normal você não estar bem. Ser feliz o tempo todo é algo surreal e cansativo. Peça ajuda quando for preciso. Quanto mais cedo você fizer, mais cedo você estará sorrindo novamente.


P.S.: Leia meus outros artigos e me adicione nas redes sociais.